TIÃO ABATIÁ, O PASSADO DE GLÓRIAS DE TIÃO ABATIÁ EM VÍDEO, ESCOLA MUNICIPAL Dr. CARLITO THOMÉ DA SILVA - 23 DE OUTUBRO DE 2011

     A Escola Municipal Dr. Carlito Thomé da Silva, sob a direção da Professora Adriana Marcia Flores, "veio com a bola toda" trazendo como tema: "RIBEIRÃO DO PINHAL EM FESTA RECORDA O PASSADO DE GLÓRIAS DE TIÃO ABATIÁ".

      Sebastião José Ferri, nascido na cidade de Abatiá em 20 de janeiro de 1.945, filho de Luis Ferri e Maria Francisca; pinhalense de coração, aqui fixou residência e constituiu sua família, casado com Iris Fátima, tem três filhas: Jacqueline, Iris Andressa e Janaína{in memoriam}, um filho Audryn e três netos/netas.

      Iniciou sua carreira aos 20 anos na extinta Cambaraense, mas mal esquentou o lugar e foi para a vizinha cidade de Bandeirantes para atuar no União Bandeirante Futebol Clube, onde jogou por {6} seis anos, chegando {4} quatro veses a Vice-campeão Paranaense, o que era uma façanha.

     Em 1.971 foi o artilheiro do Estadual com 19 gols; teve curta passagem pelo São Paulo Futebol Clube; ainda em 1.971, pela primeira vez um táxi aéreo pousou em Bandeirantes; dele saiu Almir Almeida supervisor do União Bandeirante: Tião Abatiá e Paquito que ficaram conhecidos como "Dupla Caipira" apelido grudado nele e em seu parceiro de ataque; Paquito hoje é morador do município de Cambará.

    Em 1.971, recebeu a Consagração da Revista Placar, como melhor centro-avante do ano, recebendo a sonhada "BOLA DE PRATA", deixando inclusive o atacante mineiro Dadá Maravilha para trás.

     Em 1.972, 1.973, 1.974 e 1.975 Tião Abatiá foi Campeão Paranaense pelo Coritiba Foot Ball Club; virou até personagem do Walt Disney: o papagaio Zé Carioca tinha um amigo chamado "TIÃO ABATERÁ", criado em sua homenagem.

      Em 1.973 também foi Campeão do Torneio do Povo pelo Coritiba que ele classifica como "O Título mais emocionante".

   Depois de aposentar as chuteiras, Tião Abatiá fixou morada aqui em Ribeirão do Pinhal; montou uma Casa Lotérica, onde oferece várias oportunidades de emprego para muitas pessoas pinhalenses.

     Em 19 de outubro de 2.007 recebeu o Título de "CIDADÃO HONORÁRIO DE RIBEIRÃO DO PINHAL", demonstrando todo o nosso amor e orgulho por termos tão ilustre atleta em nossa cidade.

     Tião Abatiá, Deus lhe deu todo esse talento, garra, humildade, simplicidade, o amor que você demonstra pela cidade é tão grande que ousamos dizer Tião Abatiá ou carinhosamente "TIÃO PINHALENSE".

       A Escola Municipal Dr. Carlito Thomé da Silva agradece de coração a sua disponibilidade e participação em abrilhantar o nosso desfile para comemorarmos os 64 anos de nosso município homenageando uma figura tão ilustre e reconhecida nacionalmente.

      Tião Abatiá, não importa em quantos times você jogou e sim, "O GRANDE ESPETÁCULO QUE VOCÊ NOS PROPORCIONOU"! Valeu, Campeão! A gente te ama de coração!

Pense, mude, evolua, "TRANSCENDA". Abraço do "Jolly".       

Comentários