1ª FESTA PINHALENSE {4} QUARTA PARTE; Dr. FERNANDO EX-PREFEITO DE PINHAL "AUTOR DO HINO DE RIBEIRÃO DO PINHAL" HOMENAGEM EM VÍDEO DA 1ª FESTA DOS/AS PINHALENSES - 12/10/2012





Dr. Fernando Cesar de Oliveira 'Vida e Obra'.

"HOMENAGEM PÓSTUMA".

             Nasceu em 27/05/1917 na cidade de Santo Antônio da Platina - Paraná - Brasil.
Filho de Dona Francisca Adelina {Dona Quita}e Batista Cesar.
Seu Pai era Agrimensor e trabalhou na região de Santo Antônio da Platina até a vinda da família para Curitiba em 1942. Ao se mudarem para Curitiba, já com 25 anos, cursou o 2º grau e a seguir ingressou no Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná, formando-se Médico em 1953.
Formado e casado com Lavínia Fernandes Cesar de Oliveira e com {1} um filho, Fernando veio residir nesta cidade, na profissão de Médico; em Ribeirão do Pinhal nasceram Orlando e Elizabeth.
Contava ele que ao chegar nesta cidade e constatar que não havia um hospital, resolveu então que construiria um; reuniu-se com algumas pessoas mais influentes da cidade e criou uma sociedade beneficente para realizar a construção do hospital, porém, com a parte do mesmo já construído, muitas pessoas abandonaram o projeto, não lhe restando outra opção a não ser fazer a doação, em comum acordo com as pessoas integradas ao projeto que continuaram colaborando até então, com o compromisso das "Irmãs da Medalha Milagrosa" de que continuasse a ser um "HOSPITAL DE CARIDADE" e continuou a exercer sua profissão naquele local, colaborando sempre com o bom andamento do mesmo.

"ÉPOCA EM QUE ADMINISTROU A PREFEITURA DE RIBEIRÃO DO PINHAL".

          Nos anos de 1964 a 1968, foi Prefeito de Ribeirão do Pinhal; procurou em sua administração dar progresso à cidade e conforto à população.

             Seu lema sempre foi: "O ser humano não vale apenas pelo seu cargo, vale pelo desempenho deste cargo".

          De suas obras como Prefeito podemos citar: o asfaltamento da cidade, água e esgoto, abertura da agência do Banco do Brasil, Armazéns Gerais, Construção da Sede para a Prefeitura, idealizou o Brasão do Município e é "O Autor do Hino de Nossa Cidade".

         Construiu e remodelou Escolas, comprou Máquinas, elaborou o planejamento da cidade e realizou outras obras que ainda hoje estão marcadas na cidade e na gratidão dos/as habitantes que tiveram o privilégio de conviver com "ELE".

             No ano de 1969, voltou a residir em Curitiba, com esposa e três filhos{as}.
Ocupou o cargo de Diretor da "SUCAM" até o ano de 1984.

           Ao se desligar da "SUCAM" voltou a estudar tendo feito vários cursos de formação em: Acupuntura, passando então a atuar nesta área da Medicina, atendendo em seu consultório até vir a falecer em 09/04/2004.

        Adorava sua profissão de Médico, de Política, de Pescar e de Cultivar Amigos, Amigas, e em particular de Ribeirão do Pinhal.

          Esta foi a trajetória de sua vida, regada de bons princípios, honestidade e, por esta razão, merece todo o nosso respeito e admiração e que sempre foi "um orgulho ter se tornado Pinhalense" e neste momento aqui representado pela sua família, "Fernando Cesar de Oliveira recebe os aplausos de toda a "Comunidade Pinhalense".          

Página atualizada em 03 de junho de 2013.  

Pense, mude, evolua, "TRANSCENDA". Abraço do "Jolly".



Comentários

  1. Muito bom ler este texto sobre a vida do meu vô. Sou sua neta Cristiane. Filha da Elisabeth.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristiane, bem vinda à nossa página, fique à vontade para fazer perguntas, acrescentar algo mais sobre o seu querido avô à nossa página etc...

    ResponderExcluir

Postar um comentário